Graduação

Denominação do curso:

O objetivo principal do Curso de Graduação – Licenciatura em Pedagogia EaD da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf é a formação inicial de professores da Educação Básica que já estão exercendo a docência na rede pública de ensino e demais profissionais que objetivam atuar no campo pedagógico em espaços formais, não formais, públicos e privados. O intuito é que a formação pedagógica esteja intrinsecamente comprometida com as questões educacionais locais, regionais e nacionais e com as diversas realidades sociais de forma crítica e transformadora.

Público Alvo:

Professores em exercício da rede pública de ensino que não tenham habilitação específica em Pedagogia; estudantes egressos do Ensino Médio, que desejem atuar na Educação básica ou demais áreas de atuação da Pedagogia.

Objetivos:

O objetivo principal do Curso de Graduação – Licenciatura em Pedagogia EaD da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF é viabilizar a formação inicial de professores da Educação Básica que já estão exercendo a docência na rede pública de ensino e estudantes que concluíram o Ensino Médio. O intuito é que a formação pedagógica esteja intrinsecamente comprometida com as questões educacionais locais, regionais e nacionais e com a realidade social de forma crítica e transformadora.

Objetivos específicos:

Dentre os objetivos específicos do curso, podem ser destacados:

  • Promover formação teórico-metodológica, articulando as relações teóricas-práticas, com vistas à formação do profissional participativo na sociedade local e global;
  • Promover maior democratização ao ensino superior, para professores da Educação Básica;
  • Contribuir para a formação docente, com qualificação político pedagógica e cultural;
  • Fornecer subsídios para uma prática educativa transformadora, por meio de metodologias de ensino inovadoras;
  • Contribuir com preparo do profissional que atue, de forma crítica e participativa na sociedade, buscando a construção de um ensino/aprendizagem de qualidade;
  • Possibilitar a participação do aluno em atividades de pesquisa e extensão, agregando a prática da pesquisa como elemento da formação docente.

Item

Docente

Titulação

2.

Adriana Gradela

Doutora

3.

Alexandre Henrique dos Reis

Mestre

1.

Ana Emilia de Melo Queiroz

Doutora

5.

Beto Rober Bautista Saavedra

Doutor

6.

Cixto de Assis Bandeira Filho

Especialista

7.

Fabiane Pianowski

Doutoranda

8.

Francisco Ricardo Duarte

Doutor

9.

Gisele Lemos Shaw

Mestra

10.

Janedalva Pontes Gondim

Mestra

11.

José Hermógenes Moura da Costa

Doutorando

12.

Karla Daniele de Sá Maciel Luz

Doutora

13.

Liliane Caraciolo

doutora

14.

Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira

Doutora

15.

Maeve Melo dos Santos

Mestra

16.

Mariana Ribeiro de Souza

Mestra

17.

Marina Pereira Gonçalves

Doutora

18.

Max Santana Rolemberg

Mestre

19.

Michely Correia Diniz

Doutora

20.

Mônica Cecília Pimentel de Melo

Mestra

21.

Paula da Luz Galrão

Doutoranda

22.

Rosangela Vieira de Souza

Mestra

23.

Rosicleide Araujo Melo

Doutoranda

24.

Sílvia Raquel Santos de Morais

Doutora

25.

Maria Tarciana de Almeida Barros

Mestra

26.

Vanderlea Andrade Pereira

Mestra

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, as atividades do Curso serão distribuídas em três núcleos: Núcleo de Estudos Básicos, com as atividades de fundamentos e de preparação técnica para o exercício da docência; Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos, que se relaciona com as prioridades e especificidades do Projeto Pedagógico do Curso, sempre inseridas pelas demandas sociais; Núcleo de Estudos integradores, composto pelas atividades voltadas para a pesquisa, as práticas pedagógicas e os estágios_supervisionados.

Esses núcleos se articulam com uma perspectiva que entrelaça três dimensões fundamentais do processo educativo: a) a sociedade e as instituições educativas; b) as características e especificidades dos sujeitos que compõem o processo educacional como um todo e c) os conhecimentos e saberes específicos que são tematizados no trabalho efetivo na escola.

Matriz Curricular

3.220 (três mil duzentos e vinte horas) h/a.

1º Semestre - 360h

  • Fundamentos da Educação à distância - 60h
  • História da Educação - 60h
  • Fund. Antropológicos da Educação - 60h
  • Filosofia da Educação - 60h
  • Sociologia da Educação - 60h
  • Mét. do Trab. Cient. e da Pesq. em Educação - 60h

2º Semestre - 360h

  • Fundamentos epistemológicos da Pedagogia - 60h
  • Legislação e organização da Educação Básica - 60h
  • Fundamentos teóricos e Práticos da Educação
  • Contextualizada no Semiárido Brasileiro - 60h
  • Teorias do Currículo e Sociedade - 60h
  • Psicologia da Educação - 60h
  • Educação e tecnologia da comunicação e informação - 60h

3° Semestre - 360h

  • Didática Geral - 60h
  • Fundamentos e Práticas da Educação de Jovens e Adultos - 60h
  • Fundamentos e Práticas da Educação Infantil e dos Primeiros Anos do Ensino Fundamental - 60h
  • O ensino de Língua Portuguesa - 60h
  • Planejamento e Avaliação da Educação e da aprendizagem - 60h
  • Educação e Gestão Sócio-ambiental - 60h

4° Semestre - 420h

  • Prática e Pesquisa Educativa - 60h
  • Aspectos Ético-político-educacionais da Integração da Pessoa com deficiência - 60h
  • Psicopedagogia - 60h
  • Educação das Relações Étnico-raciais e Diversidade - 60h
  • Política e Gestão da Educação escolar - 60h
  • Núcleo Temático - 120h

5° Semestre - 400h

  • Estágio Supervisionado na Escola I - 100h
  • Artes e Educação - 60h
  • Literatura Infanto-juvenil - 60h
  • Psicodinâmica das Relações Humanas - 60h
  • Organização do trabalho pedagógico - 60h
  • Formação e saberes docentes - 60h

6° Semestre - 420h

  • Estágio Supervisionado na Escola II. - 120h
  • Linguagem Bras. de Sinais - LIBRAS - 60h
  • Ensino da Matemática - 60h
  • Ensino da História e Geografia - 60h
  • Optativa I - 60h
  • Ensino das Ciências Naturais - 60h

7° Semestre - 360h

  • Estágio Supervisionado na Escola III - 180h
  • Educação do Campo - 60h
  • Educação e Culturas afro-brasileiras e indígenas - 60h
  • Disciplina Optativa II - 60h

8° Semestre - 180h

  • TCC - 120h
  • Disciplina Optativa III - 60h

Itaberaba – BA; Paulo Afonso – BA; Petrolina – PE; São João do Piauí – PI.

Nenhuma informação no momento

Secretaria de Educação a Distância (SEaD/UNIVASF) - Campus Petrolina
Av. Jose de Sá Maniçoba, s/n - Centro - CEP: 56304-917 - Petrolina-PE

Receba nossas notícias