Pós-Graduação

Denominação do curso:

O curso enfatizará estudos e discussões que possibilitem a identificação e a análise crítica de pressupostos básicos subjacentes a concepções atuais sobre o ensino da Biologia, permitindo a integração das dimensões histórica e empírica na sala de aula, o conhecimento e a elaboração de recursos didáticos e de novas tendências tecnológicas no ensino das ciências biológicas. Ao longo deste curso, serão contempladas diferentes questões pertinentes ao processo de ações que possam contribuir para uma organização efetiva do trabalho pedagógico nos espaços escolares. Assim, são abordados os principais desafios aos professores, como a identificação e a análise crítica de pressupostos básicos de algumas das concepções atuais sobre o ensino da Biologia, de modo a subsidiar ações eficazes na organização das práticas pedagógicas.

Público Alvo:

O público-alvo do Curso de Especialização em Docência de Biologia será formado por professores portadores de diploma de curso superior que atendem aos seguintes pré-requisitos:

  • Estar em efetiva regência de classe na rede pública de ensino municipal ou estadual, na área de Ciências Biológicas, atuando nos anos/séries finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio;
  • Submeter-se às normas e exigências estabelecidas pelo projeto quanto ao local de realização dos encontros presenciais.

Objetivos:

O Curso de Especialização em Docência de Biologia objetiva promover formação continuada (especialização) de professores que atuam na docência das disciplinas de Ciências Biológicas e relacionadas, a partir da ampliação do corpo de conhecimentos e da reflexão acerca de aspectos distintos que envolvem os processos de ensino e aprendizagem de professores no exercício da profissão. Este curso, voltado especialmente a docentes que atuam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, estimulará o desenvolvimento, pelos alunos, de novas técnicas que solucionem os problemas ligados à docência das ciências biológicas, e consequentemente da educação em ciências, visando aumentar uma estreita articulação com os setores educacionais e a sociedade e aprimorar a qualidade de ensino na escola em que atuam, para promover ampliação das possibilidades de aprendizado por seus alunos.

Objetivos específicos:Dentre outros objetivos específicos, o curso pretende:

  • Democratizar o acesso de professores do ensino fundamental e do ensino médio a Cursos de Especialização gratuitos e de qualidade;
  • Promover melhorias na Educação Básica no Brasil por meio da formação continuada de professores em ciências biológicas;
  • Fomentar a Educação a Distância (EaD) e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recurso educacional abrangente, aplicado à modernização do ensino, de forma a permitir interação e interatividade entre professores, tutores e alunos;
  • Proporcionar a atualização, aprofundamento e complementação de estudos nas áreas das Ciências Biológicas, permitindo ao cursista uma formação continuada consistente e contextualizada nos conteúdos de sua área de atuação;

Docente

Titulação

ADRIANA GRADELA

Mestre

ALEXANDRE HENRIQUE DOS REIS

Mestre

GABRIELA LEMOS DE AZEVEDO MAIA

Doutora

MARCELO DOMINGUES DE FARIA

Doutor

MÁRCIA BENTO MOREIRA

Doutora

MARCELO SILVA DE SOUZA RIBEIRO

Doutor

MARIA JACIANE DE A.CAMPELO

Doutora

PAULO CÉSAR DA SILVA LIMA

Doutor

RENÉ GERALDO CORDEIRO SILVA JUNIOR

Doutor

GLÓRIA MARIA PINTO COELHO

Mestre

SUED SHEILA SARMENTO

Mestre

ROSÂNGELA VIEIRA DE SOUSA

Especialista

Componentes curriculares

Carga horária total de 450 horas/aula, distribuídas em 3 (três) semestres:

    1º Semestre
  • Introdução aos Estudos a Distância - 30h
  • Políticas Públicas Educacionais no Brasil - 30h
  • Ética em educação - 30h
  • Didática na Organização do Trabalho Docente - 30h
  • Currículo na Organização do Trabalho Docente - 30h
  • Planejamento e Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem - 30h
    2º Semestre
  • Educação para a Diversidade - 30h
  • Psicologia da Educação - 30h
  • Prática Pedagógica e Pressupostos para o Ensino da Biologia - 30h
  • História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino da Biologia - 30h
  • Prática do Ensino de Ciências: Educação e Saúde - 30h
  • Tecnologias de Ensino aplicadas à Biologia - 30h
    3º Semestre
  • Métodos e Técnicas de Estudos e Pesquisas - 30h
  • Projeto de pesquisa - 30h
  • Projeto de Pesquisa - 30h

Campo Alegre de Lourdes - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Campo Alegre de Lourdes - BA
Coordenador do Polo: Deusvaldo Almeida Dias

Ilhéus - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Ilhéus - BA
Coordenador do Polo: Jussara De Lima Clement

Macaubas - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Macaubas - BA
Coordenador do Polo: Jonaldo Silva De Souza

Mundo Novo - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Mundo Novo - BA
Coordenador do Polo:

Piritiba - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Piritiba - BA
Coordenador do Polo: Abimael Gama Santos

Pintadas - BA

Polo de Apoio Presencial EAD, Pintadas - BA
Coordenador do Polo: Manoel de Jesus

Ouricuri - PE

Polo de Apoio Presencial EAD, Ouricuri - BA
Coordenador do Polo: Wilian Oliveira Santos

Petrolina - PE

Polo de Apoio Presencial EAD, Petrolina - PE
Coordenador do Polo: Maria do Socorro de Lacerda Barros Granja

São João do Piauí- PI

Polo de Apoio Presencial EAD, São João do Piauí - PE
Coordenador do Polo: Maria Ires Amorim da Silva

Nenhuma informação no momento

Secretaria de Educação a Distância (SEaD/UNIVASF) - Campus Petrolina
Av. Jose de Sá Maniçoba, s/n - Centro - CEP: 56304-917 - Petrolina-PE

Receba nossas notícias