O Simpósio de Educação a Distância do Vale do São Francisco objetiva a promoção de debates, apresentação de soluções inovadoras e a socialização de experiências relativas à prática pedagógica e à gestão de cursos na modalidade a distância. Com o tema A Tecnologia a Serviço da Educação e da Gestão, a segunda edição do evento pretende envolver professores, pesquisadores, gestores e demais profissionais que trabalham com essa modalidade de educação e com o uso de tecnologias para o ensino-aprendizagem e para a gestão educacional.
Os participantes poderão se inteirar da temática e interagir com os convidados, e demais participantes, através das conferências magnas, palestras, mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos científicos. O II SIEaDVASF é uma realização daSead/Univasf, em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Universidade de Pernambuco (UPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina (IF Sertão – PE).
O evento, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de setembro, no Complexo Multieventos do Campus da Univasf de
Juazeiro (BA), foi planejado a partir da identificação, por seus promotores, da necessidade de manter a
integração, investigação, troca de experiências, bem como a educação continuada dos diferentes atores e
instituições ofertantes de cursos na modalidade de EaD no Vale do São Francisco e demais regiões participantes.
- Promover integração entre atores e instituições envolvidas com EaD no Semiárido;
- Difundir experiências em EaD através da programação científica;
- Criar espaço de discussões de ideias e práticas em EaD;
- Promover o crescimento e difusão da EaD no Semiárido;
- Fortalecer e aprimorar práticas institucionais em EaD.
- Profissionais, gestores e estudantes de Educação a Distância;
- Pesquisadores envolvidos com atividades de Educação a Distância ou Educação Mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação.
- Aprendizagem colaborativa e interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem;
- Avaliação do ensino aprendizagem na EAD;
- Impactos da EAD na transformação da realidade social;
- EAD e formação de professores;
- Metodologias inovadoras: uso de ferramentas e tecnologias de ensino aprendizagem em EAD;
- Gestão e logística institucional da EAD;
- Uso e produção de material didático em cursos a distância;
- Inovação e tecnologia na EAD;
- Relação professor-aluno na EAD.
O I Encontro de Administração Pública é um evento que acontece em paralelo ao II Simpósio de Educação a Distância do Vale do São Francisco e que pretende reunir profissionais formados e estudantes das áreas de Administração e Administração Pública, bem como agentes públicos para discutirem sobre os Impactos das Políticas Públicas no Vale do São Francisco.
A proposta deste evento surgiu da necessidade abrir espaço para integração e formação de profissionais na área da Administração e Gestão Pública, bem como proporcionar aos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela UNIVASF, FACAPE, IF-SERTÂO e demais instituições da região, discutirem juntamente com profissionais da área, gestores e agentes públicos sobre as ações, inovações e políticas voltadas para a melhoria das relações entre os setores público-privado e a sociedade civil.
Os participantes do Encontro poderão interagir com os convidados e discutir sobre a temática do evento através das palestras,
conferência, meses redondas, minicursos e apresentação de trabalhos científicos.
- Promover a integração entre os agentes públicos, estudantes e profissionais da área da Administração e Gestão Pública;
- Debater sobre as políticas públicas voltadas para os diversos setores;
- Compartilhar experiências e divulgar inovações no campo de ação da Administração e Gestão Pública.
- Gestores e profissionais dos órgãos públicos das esferas Municipal, Estadual e Federal;
- Profissionais, estudantes e pesquisadores envolvidos com as áreas da Administração e Gestão Pública.
Presidente da Fundação Joaquim Nabuco. É professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como militante, foi um dos fundadores da CUT na área da educação. Exerceu três mandatos seguidos como deputado federal (PDT). Na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados foi membro titular da Comissão Permanente de Educação e Cultura. Participou da Comissão Especial que analisou a PEC do Fundo da Educação Básica (Fundeb). Durante o mandato de deputado federal atuou como membro da Comissão de Assuntos Educacionais, Comissões de Educação e Cultura, das Comissões de Segurança Pública e de Direitos e da Comissão Mista de Orçamento, Planos e Fiscalização do Congresso Nacional e integrou a Comissão Especial do Novo Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), sendo ainda relator setorial sobre financiamento da educação.
Prof. Dr. Jorge Vicente Lopes da Silva Pesquisador Doutor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI, desde 1988, onde desenvolveu trabalhos nas áreas de automação industrial e robótica com participação em projetos com empresas como a Petrobrás. Criou e coordena até hoje a Divisão de Tecnologias Tridimensionais - DT3D do CTI (Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação - MCTI) dentro da qual são desenvolvidos três grandes programas de P,D&I em impressão 3D (ProMED, ProIND e ProEXP). Atuou como professor de cursos de especialização em Engenharia Mecânica e do laboratório de robótica da Escola Brasil-Argentina de Informática (EBAI), além de Pesquisador Visitante no Instituto de Automática Industrial, Espanha.
Pró-Reitor de Extensão e Coordenador Geral do Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Pernambuco (UPE). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física – FESP (1974), especialização em Administração, Administração Desportiva e em Ciência do Esporte. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade de Pernambuco (UPE). Foi coordenador setorial de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (1989), Diretor e Vice-Diretor da Escola Superior de Educação Física, Gerente de Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (2002).
Vice-coordenador do Núcleo em Educação a Distância da Universidade de Pernambuco. Professor universitário de Informática em Saúde, analista de sistemas e designer instrucional de cursos em educação a distância da Universidade de Pernambuco. Mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (UFRPE). Atua nas áreas de Educação a Distância com elaboração, produção e implementação de cursos na modalidade a distância; gestão de projetos em educação a distância; consultoria tecnológica e pedagógica à docentes que atuam na modalidade a distância.
Servidora da Univasf - onde exerceu as funções de Assessora de Inovação Tecnológica, Coordenadora Geral do Processo de Transição da Gestão Administrativa, Assessora Especial do Gabinete da Reitoria e Pró-reitora de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional - atualmente é coordenadora de desenvolvimento de sistemas da Secretaria de Educação a Distância. No âmbito estadual, desempenhou as atividades de Gestora de tecnologia do Distrito Estadual de Fernando de Noronha-PE. Com graduação em Comunicação Social - Relações Públicas e em Tecnologias da Informação e da Comunicação, possui especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades. Atua, principalmente, nas áreas de tecnologia e comunicação, planejamento e desenvolvimento institucional.
Membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração e atual Presidente do Conselho Regional de Administração do Estado do Rio de Janeiro (CRA/RJ). Foi Secretário de Administração e também Secretário de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro, membro do Conselho Consultivo da FGV Empresa Junior, presidente do Riocentro e Secretário de Assistência Social da Prefeitura do Rio. No governo federal, foi Secretário de Modernização Administrativa do Ministério do Planejamento. É professor universitário e consultor de organização, autor de quatro livros sobre administração de empresas e quatro livros sobre política e ação legislativa.
Chefe do Núcleo Setorial de Gestão da Diretoria de Recursos Humanos da Câmara dos Deputados em Brasília, onde atua na formulação de políticas de RH, planejamento e gestão estratégica setorial e corporativa, gerenciamento de projetos e desenvolvimento e implantação de sistemas informatizados com ênfase na gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gestão de processos de trabalho, processos de desenvolvimento de software, arquitetura MVC, software livre e gestão de recursos humanos. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados (1993), e em Engenharia Elétrica (1995). É doutor em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação (2010), e docente do Curso de Mestrado Profissional em Poder Legislativo, do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, credenciado pela CAPES.
Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância da UFRPE e Secretário Executivo de Gestão da Rede Municipal da prefeitura do Recife. Doutor em Física da Matéria Condensada no Departamento de Física da UFPE (1999). Coordena um projeto inovador na América Latina, o nariz eletrônico, juntamente com uma equipe da física, química e computação. Desde 2008, tem se dedicado a Educação a Distância, atuando como diretor da Unidade Acadêmica de EAD da UFRPE, coordenador de curso, professor e pesquisador da área.
Pró-Reitor de Extensão e Coordenador Geral do Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Pernambuco (UPE). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física – FESP (1974), especialização em Administração, Administração Desportiva e em Ciência do Esporte. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade de Pernambuco (UPE). Foi coordenador setorial de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (1989), Diretor e Vice-Diretor da Escola Superior de Educação Física, Gerente de Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (2002).
Abimailde Fonseca Cavalcanti (UNIVASF)
Adriana Moreno Costa Silva (UNIVASF)
Allan Richards de Melo Nunes Morais (UNIVASF)
André Luiz Queiróz de Andrade (FACAPE)
Antônio Henrique Habib Carvalho (FACAPE)
David Fernando de Morais Neri (UNIVASF)
Edilson Beserra de Alencar Filho (UNIVASF)
Eloiza Ribeiro Lopes Gama (UNIVASF)
Keila Moreira Batista (UNIVASF)
Luzia Coelho Rodrigues (UNIVASF)
Marcelo Silva de Souza Ribeiro (UNIVASF)
Marcelo José Vieira de Melo Sobrinho (UNIVASF)
Maria Lúcia Alves Borges (UNIVASF)
Marilúcia Vasconcelos (FACAPE)
Mário Godoy Neto (UNIVASF)
Michele Rodrigues Albuquerque (UNIVASF)
Mírian Lúcia Pereira (UNIVASF)
Nilmara Mércia de Souza Sá Santos (UPE)
Ricardo Barbosa Bitencourt (IF-SERTÃO)
Francisco Ricardo Duarte (UNIVASF)
Tânia Cristina Silva (UNIVASF)
Zilson Marques de Sousa (IF-SERTÃO)
Adriana Moreno Costa Silva (UNIVASF)
David Fernando de Morais Neri (UNIVASF)
Dinani Gomes Amorim (FACAPE)
Edigênia Cavalcante da Cruz Araújo (UNIVASF)
Edilson Beserra de Alencar Filho (UNIVASF)
Francisco Ricardo Duarte (UNIVASF)
Giovanna Josefa de Miranda Coelho (UPE)
Keila Moreira Batista (UNIVASF)
Lucimara Araújo Campos Alexandre (UNIVASF)
Marcelo Silva de Souza Ribeiro (UNIVASF)
Marcelo José Vieira de Melo Sobrinho (UNIVASF)
Ricardo José Rocha Amorim (FACAPE)
Ricardo Argenton Ramos (UNIVASF)
Eliezer Neto Fernandes Andrade
Ramon Brito Carvalho
Ricardo Euller
Willian Pereira de Carvalho
Caio Alves
Aspectos Comunicativos nas Práticas de EAD
Ministrante: Prof. Michele Rodrigues de Albuquerque
Minicurrrículo: Jornalista e professora, mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância pela UFRPE, Especialista em Mídias na Educação (UFRPE), graduação em Licenciatura em História (UPE) e Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo (UNEB). Atua na área de Educação com ênfase em: Comunicação e Educação; TICs na Educação; Rádio e Educação; Educação a Distância; Produção de Material Didático para EAD; Formação de Professores a Distância. Atualmente coordena as atividades do Laboratório de Mídia na Secretaria de Educação a Distância da UNIVASF.
Resumo: Este minicurso objetiva debater sobre os aspectos comunicativos presentes nas práticas de Educação a Distância, propondo reflexões a cerca da importância da comunicação e do diálogo para a eficiência e qualidade de cursos ofertados nessa modalidade de ensino. Serão discutidos conceitos básicos sobre Comunicação e sua relação com a Educação; a Comunicação na Educação a Distância, destacando o seu papel na interação entre os atores da EAD (alunos, professores, tutores, coordenação, direção, etc.), a interatividade no processo de ensino-aprendizagem (a sala de aula no AVA), os materiais didáticos (impresso e audiovisual) e os recursos de comunicação.
Metodologias e ferramentas para otimização da gestão do tempo
Ministrante: Prof. Mário Godoy Neto
Minicurrrículo: Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciência da Computação pela UFPE (2009). Especialista em Engenharia de Software e Web pela Faculdade de Alagoas-FAL (2007). Graduado como bacharel em Sistemas de Informação-FAL (2006). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Possui experiência da área de Ciência da Computação, com ênfase em engenharia de software, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão digital, desenvolvimento ágil de software, recuperação da informação, usabilidade, e educação a distância.
Resumo:As atividades do cotidiano estão cada vez mais numerosas. Encontrar tempo para vida pessoal e profissional é uma missão que cada vez mais difícil para qualquer profissional da atualidade. Para os atores (profissionais e alunos) envolvidos na educação a distância conhecer suas demandas e gerenciar as 24 horas do seu dia da forma mais otimizada possível é uma necessidade diretamente relacionada ao sucesso dos seus objetivos. Este minicurso oferece uma visão das principais falhas e boas práticas realizadas na autogestão do tempo, metodologias e ferramentas existentes.
Gamificação
Ministrante: Prof. Ricardo Barbosa Bitencourt
Minicurrrículo:Minicurrículo: Mestre em Ecologia Humana e Gestão Sócio-ambiental pela UNEB - Campus VIII, graduado em Pedagogia e Espacialista em Educação, Ciência e Tecnologia pela Universidade do Estado da Bahia – Campus VII. Possui formação complementar em Gestão Cultural (SESI-SP/SAI- MINC) e Tutoria Presencial (UAB-UFSCar). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do sertão Pernambucano – Campus Petrolina (IFSertão-PE) tendo atuado com as disciplinas de prática pedagógica, especificamente as ligadas à Educação e Novas Tecnologias. Tem experiência na área de gestão cultural (2002 a 2008 - Diretor de Cultura do município de Senhor do Bonfim- BA e 2008 a 2010 como Representante Territorial de Cultura do Piemonte Norte do Itapicuru da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia). É membro do GET- IFSertão e coordenador da linha de pesquisa #EscolaComoGame, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre Tecnologia Educacional, Games, Gamificação e Cultura Digital.
Resumo: Conhecimentos básicos sobre o processo de Gamificação e sua aplicação no contexto educacional, online e presencial. Propõe uma reflexão sobre os processos avaliativos e de instrução baseados nas estruturas de motivação interna e externa, analisando o desenvolvimento da aprendizagem em situações de não jogo.
Introdução ao Ambiente Virtual Moodle
Ministrante: Raphael Vidal
Minicurrrículo:Licenciado em Computação e especialização em andamento em Gestão Publica. Atua como professor no Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina e Administrador de Ambiente Virtual no Cead IF Sertão Pernambucano. Possui experiência nas áreas de manutenção em computadores, Desenvolvimento de Software, desenvolvimento Web, Redes de Computadores, Fabrica de software e Educação a Distância.
Resumo:O Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um ambiente virtual de ensino-aprendizagem. De forma geral é um sistema de gestão de aprendizagem, na modalidade a distância e vêm sendo utilizada não só como ambiente de suporte à Educação a Distância mas também como apoio a cursos presenciais, formação de grupos de estudo, treinamento de professores e uso comercial. O presente minicurso tem como objetivo demonstrar as funções básicas do ambiente virtual, focando na Organização do ambiente, Criação de curso/disciplina, Gerenciamento de alunos e a Utilização de recursos e atividades.
A importância do monitoramento na Gestão Pública
Ministrante: Geraldo Francisco da Silva Júnior
Minicurrrículo: Secretário de Planejamento, orçamento e Gestão (SEPOG) da Prefeitura Municipal de Petrolina. É Economista com mestrado na área pela Universidade Federal de Campina Grande. Atuou como professor de Economia nas Faculdades FACISA, Maurício de Nassau em Campina Grande-PB e FASETE em Paulo Afonso-BA. Foi Coordenador de Trânsito da Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB, Secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Petrolina-PE, Diretor-Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina-PE e Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Petrolina(ARMUP).
O papel do Tribunal de Contas do Estado na Gestão Pública
Ministrante: Márcio Penante (TCE-PE)
Com objetivo de promover a integração entre atores e instituições envolvidos com a Educação a Distância (EaD) no Semiárido foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2014, no auditório da biblioteca do Campus Petrolina-PE, o I Simpósio de Educação a Distância do Vale do São Francisco.
O evento contou com a participação 10 instituições de ensino e de profissionais de Minas Gerais, Alagoas, Santa Catarina, Paraná, Bahia e Pernambuco. Foram apresentados no I SIEaDVASF, 47 trabalhos científicos, sendo quatro premiados em duas categorias: Melhor Trabalho Completo e Melhor Painel.
Os vencedores foram Eloíza Ribeiro Gama e Josaias Santana dos Santos, respectivamente
primeiro e segundo lugares, na categoria Melhor Trabalho Completo, e Aítla Lidiane Hermogenes Jatobá e Rosângela Gonçalves Cunha,
respectivamente primeira e segunda colocadas na categoria Melhor Painel.
- Aprendizagem Colaborativa e interatividade nos AVAs;
- Avaliação do Ensino aprendizagem na EaD;
- Impacto da EaD na transformação da realidade social;
- EaD na formação de professores;
- Metodologias Inovadoras: uso de ferramentas e tecnologias de ensino aprendizagem em EaD;
- Gestão e Logística Institucional na EaD;
- Uso e produção de material didático em cursos a distância;
- Tutoria na Educação a Distância;
- Gestão de Organizações Públicas;
- Gestão Pública e Tecnologias de Informação;
- Gestão Pública Municipal e Uso das TICs;
- Gestão de Saúde e Novas Tecnologias;